A perda dos dentes pode ser causada, principalmente, por cáries, doença periodontal (responsável pela perda das estruturas de suporte como os ligamentos periodontais e o osso alveolar) e traumatismos diversos.
Uma vez perdido o órgão dental, os dentes que estão ao lado, bem como os da arcada antagonista, tendem a mover-se em direção ao espaço livre, provocando um desequilíbrio entre os arcos dentais.
Do ponto de vista estético, a alteração é evidente. A boca e a face modificam-se. A função fonética também fica alterada, já que o ar é expelido de modo diferente. Além disso, a ausência dental também significa reabsorção óssea onde estavam as raízes dos dentes perdidos. Para recuperar as funções mastigatória, estética e fonética, é absolutamente necessária a reposição dos elementos ausentes através das próteses dentárias.
A prótese dentária é um dispositivo artificial que propõe-se, de forma artística e científica, a substituir a função original dos dentes naturais ausentes, com a reposição não somente dos dentes perdidos, bem como das estruturas adjascentes (osso e gengiva marginal ). O principal objetivo é a reabilitação oral em todas as suas funções: mastigação,deglutição, estética e fonética.